• Foto do escritorInstituto Kaplun

Você sabe o que é educomunicação?

O Clube Kaplún integra a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), com sede na USPm, São Paulo.

A educomunicação é um paradigma orientador de práticas que têm como objetivo o fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais, mediante a gestão compartilhada e solidária das tecnologias da informação, num exercício prático do direito universal à expressão” (Ismar de Oliveira Soares e Guillermo Orozco Gómez, 2014).

Ela coloca em destaque um dos temas mais importantes da nossa história: a influência da comunicação social na formação das pessoas e na consolidação da nossa sociedade.

O objetivo da educomunicação é “criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos (SOARES, 2004), ou seja, criar e rever as relações de comunicação dentro dos espaços educacionais e deste para com a comunidade, proporcionando ambientes em diálogo não autoritários, mas democráticos.

Paradigma

Lugar de legitimação do saber

Pela educomunicação, entende-se que “a escola deixou de ser o único lugar de legitimação do saber, pois existe uma multiplicidade de saberes que circulam por outros canais, difusos e descentralizados.” Se torna necessário observar essa “diversificação e difusão do saber, fora da escola” e encara-lo como “um dos desafios mais fortes que o mundo da comunicação apresenta ao sistema educacional”. (cf. MARTÍN-BARBEIRO, 2011, p. 126).

Para saber mais sobre a educomunicação

Para saber mais sobre Educomunicação, indicamos a síntese realizada pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Acesse: http://www.abpeducom.org.br/educom/conceito