Nossa história

Origem

Nossa história começou em 31 de agosto de 2018. Mas o sonho já é mais antigo.

Nessa data aconteceu o lançamento do livro Educomunicação – sua imagem está na tela, resultado de oito anos de pesquisas e atividades de extensão em Educomunicação, junto à Universidade Católica de Brasília (UCB/DF), organizado por Joadir Foresti, em coautoria com Janete Cardoso dos Santos, com a participação de diversos autores. O livro relata artigos, experiências e projetos de Educomunicação voltados à superação do bullying, convergência digital, estudos de cultura midiática nas licenciaturas e acessibilidade, contou ainda com artigo do prof. Ismar de Oliveira Soares e apresentação do reitor da UCB/DF, Jardelino Menegat.

O sonho

O sonho de concretizar o Clube iniciou durante o período de edição do livro, quando o coordenador dos projetos, prof. Joadir Foresti, lançou-se o desafio de constituir uma agremiação que congregasse pessoas e intuições interessadas em divulgar e fazer acontecer a Educomunicação no Distrito Federal. O apelo motivador era o de conectar as pesquisas, os conhecimentos adquiridos e a experiência em comunicação e educação, em um projeto que se conectasse a propostas de cultura maker e economia criativa. O primeiro passo dado foi o de sistematizar as ideias em forma de projeto e começar a divulgá-las entre as pessoas conhecidas e interessadas no tema. O projeto foi sendo ajustado e alinhado e, no final do ano de 2018, já tinha uma marca e um nome oficial: Clube Kaplún de Educomunicação de Brasília. A base de pensamento e de ação do Clube Kaplún está calcadas em três eixos temáticos: alfabetização midiática, processo de comunicação e Educação e Cultura maker, como pode ser visto na aba específica do site do Clube.

A divulgação

O criador e diretor do Clube Kaplún, prof. Joadir Antônio Foresti, levou a proposta temática do clube ao II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, promovido pela ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação), realizado na USP, em novembro de 2018. A discussão se deu por meio da apresentação do artigo ‘Clube de Educomunicação de Brasília: formação de sujeitos ativos - a Educomunicação para além da academia’.

A primeira atividade reunindo simpatizantes das propostas do Clube foi realizada por meio de um painel, no dia 14 de fevereiro de 2019, com a chamada 'Educomunicação e Cultura Maker: desafios para o desenvolvimento sustentável’, com as painelistas Cristiane Parente, Ione Ferrarini, Janete Cardoso e Joadir Foresti. O evento contou com 40 participantes e deu início às modalidades de participação junto ao clube, hoje consolidadas com participantes esporádicos, voluntários, consultores, patrocinadores e instituições de apoio.

A consolidação

O Clube Kaplún se consolidou como um ‘hub de incentivo à criatividade e inovação que tem por base a interação entre comunicação, educação e tecnologia’, é coordenado por Joadir Foresti e conta com a ajuda e parceria direta da assessora de projetos em comunicação e educação, Cristiane Parente e da assessora de educação, Janete Cardoso dos Santos. Os primeiros parceiros foram surgindo e hoje já temos mais de 10 consultores e seis instituições parceiras.

Neste curto tempo de existência já foi possível congregar diversas atividades, pesquisadores e registrar iniciativas de Educomunicação realizadas no Distrito Federal, por meio de eventos e publicação de informações no blog do Clube. No segundo semestre de 2019, os esforços se concentraram no incentivo a criação do Núcleo de Educomunicação do Distrito federal, ligado à ABPEducom, uma vez que a região conta com mais de cinco associados, pesquisadores e simpatizantes, interessados em aprofundar os temas da Educomunicação.

Será um prazer receber você para continuar esta história.
Forte abraços,

Prof. Joadir Foresti