• Foto do escritorInstituto Kaplun

Por que um workshop sobre escolhas?

Atualizado: 6 de mai. de 2019

Clube Kaplún de Educomunicação promove workshop “Minhas escolhas e as escolhas dos meus filhos”

É fácil perceber a preocupação de pais e professores quanto ao processo de escolhas dos adolescentes, especialmente as profissionais. Acreditamos que não podemos ficar parados diante dos dilemas desse público e, como sugere a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), devemos contribuir com a missão de tornar nossos jovens protagonistas de suas histórias.

Diante desse contexto, o Clube Kaplún de Educomunicação resolveu promover o workshop “Minhas escolhas e as escolhas dos meus filhos”, com as educadoras Janete Cardoso e Renata Passos, cujo objetivo é preparar pais, educadores e comunidade em geral a auxiliar adolescentes nas escolhas que afetam a passagem para a vida adulta, com foco na escolha profissional.

Será um momento dos pais terem um tempo para se conhecerem um pouco mais e pensarem como foi ou tem sido seus processos de escolhas

“O workshop irá abordar de forma teórica e vivencial que as escolhas que fazemos têm impacto em nossa construção como pessoa e que a principal escolha que precisamos fazer é a escolha pelo caminho de ser feliz”, diz Janete Cardoso, que é filósofa, pedagoga e coach de carreiras. Para isso, o público conversará sobre a busca e o significado da felicidade e o workshop estimulará a reflexão de pais sobre suas próprias escolhas, ampliando assim as condições de diálogo com seus filhos.

Por que um workshop sobre escolhas?

Cardoso destaca que temos vivido mudanças significativas no atual contexto, e com o avanço da ciência e da tecnologia, temos experimentado um aumento exponencial no número de novas profissões - algumas delas ainda nem existentes. “Hoje, encaramos as escolhas como passíveis de serem revistas, ou seja, não há como pensar mais em uma escolha para sempre”, afirma.

Como vivemos tempos líquidos, onde o contexto se modifica com muita rapidez, Cardoso destaca que o fato de não termos mais tantas certezas, traz algumas inseguranças para os adolescentes no momento das escolhas. E também para adultos, que estão se permitindo refazer escolhas e optar por outras profissões. Isso pode ser visto como uma oportunidade ou como uma dificuldade, quando não estamos preparados.

O workshop, portanto, será um momento dos pais terem um tempo para se conhecerem um pouco mais e pensarem como foi ou tem sido seus processos de escolhas, segundo Cardoso. A ideia é fazer com que se sintam mais preparados para estabelecer e construir diálogos com os  adolescentes, de forma que esses possam sentir mais segurança em suas próprias escolhas e caminhos formativos. Segundo Cardoso, “os pais serão encorajados a ouvir com atenção seus filhos, a dialogar com eles e a estimulá-los a ousar, criar, decidir, escolher, em busca da felicidade”.

Informe-se sobre as próximas edições: www.clubekaplun.com.br

Informações: Clube Kaplún de Educomunicação

Joadir Forresti - (61) 99625-4542      / joadir.foresti@gmail.com Cristiane Parente - (61) 99189.7225 / cristiane.parente@hotmail.com